quinta-feira, 25 de novembro de 2010

EIXOS DE DISCUSSÃO DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES

EIXO DE DISCUSSÃO 1 :  O PAPEL DA ESCOLA E A EDUCAÇÃO FÍSICA

COORDENADOR: Professor Dr. Eduardo Luiz Lopes Montenegro

EMENTA: Considerando a finalidade da Escola e da Educação Física enquanto disciplina curricular deve ser preservada o caráter multidisciplinar e transdisciplinar da pratica pedagógica, abrangendo as manifestações da cultura corporal de movimentos.


EIXO DE DISCUSSÃO : A INFRAESTRUTURA DA ESCOLA E A EDUCAÇÃO FÍSICA

COORDENADORA: Profa. Dra. Patricia Ayres Montenegro

EMENTA: Promover a ampliação, adaptação e modernização dos espaços físicos dos equipamentos destinados às atividades físico-esportivas na rede de ensino estadual é uma das condições para a garantia da democratização do acesso às informações para uma vida saudável e à prática esportiva inclusiva. Requer um conjunto de ações articuladas que garantam, além do padrão de qualidade das instalações resguardando a acessibilidade, a adequação para determinadas atividades específicas, pessoal qualificado para o uso e manutenção destes espaços na escola e uma política de ocupação que permita a gestão compartilhada e auto-sustentável entre as unidades legitimando estes espaços na rede educacional.


EIXO DE DISCUSSÃO 3 : O ESPORTE COMO RECURSO PEDAGÓGICO

COORDENADOR: Prof. Ms. Ricardo de Medeiros Soares

 EMENTA: Os professores de Educação Física na escola devem explorar o esporte (nas suas diversas modalidades esportivas) como recurso pedagógico, oferecendo uma multiplicidade de ações desafiadoras que motivem diferentes respostas e estimulem a criatividade, com todos envolvidos neste processo; a escolha metodológica deverá fornecer inúmeras variações, gerar novas dificuldades e motivações, na busca pela promoção do desenvolvimento integral dos alunos.

EIXO DE DISCUSSÃO 4 :  O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

COORDENADOR: Professor Dr. Laercio Elias Pereira

EMENTA: Chamado para liderar as principais atividades intra e extra-curriculares, as representações e passeios dos estudantes fora da escola, o professor de Educação Física deve ter como meta manter e ampliar o prestígio da sua atuação profissional, bem como informar à comunidade escolar sobre a importância do seu trabalho, especialmente para atender à sua responsabilidade nas ações  de socialização e conhecimento científico sobre a cultura corporal do movimento.






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